Religião Cristã e Ideologias Políticas
O cristianismo é uma religião excludente, há um só caminho. Muito diferente de algumas religiões inclusivas como a tradição hindu. Por causa do movimento ecumênico algumas vezes o catolicismo é chamado de inclusivo, mas acho essa denominação inadequada.

Essa exclusividade tem como um de seus efeitos a “certeza salvífica”, ou seja, a ideia de que a pessoa está salva por estar trilhando o “caminho correto”. Mas as vertentes cristãs têm uma característica interessante, cada grupo aplica a ideia de exclusividade a si mesmo ou a uma divisão menor dentro do próprio cristianismo e exclui todo o resto. Um exemplo, alguns grupos de igrejas pentecostais aceitam que pessoas de outros grupos com doutrinas similares possam ser salvas, mas excluem todos os outros. Dificilmente um cristão do “pentecostalismo de periferia” (periferia do movimento evangélico) com um sistema radical de usos e costumes vai aceitar que um católico ou um protestante tradicional possam ser salvos. Em geral grupos de cristãos tratam outros grupos como “seitas”.
Essa certeza pessoal leva a pessoa a acreditar que a forma como ela interpreta a fé, ou seja, como seu grupo interpreta, é a “correta”, ou como costumamos dizer, a “fé ortodoxa”. A lista de crenças, os dogmas daquele grupo, expressa supostamente uma realidade cristã que remonta aos primeiros discípulos e, por extensão, ao próprio Cristo. Quem conhece a nossa história sabe que os cristãos passaram a maior parte do tempo brigando por minúcias e “anematizando” (excomungado ou amaldiçoado) uns aos outros.
Leia também sobre O Poder da Empatia
Como é que eu não reconheceria algo tão familiar para mim mesmo? Esses grupos têm líderes messiânicos cujas palavras viram lei assim que são ditas. Têm “listas de crenças aprovadas” que são seguidas com tanta fé quanto um cristão católico crê na Trindade ou na imaculada concepção de Maria. Por isso tão pouca crítica “INTERNA” (dentro do círculo do grupo) e tanta demonização do contrário. Cada pessoa acredita que aquele sistema é a VERDADE, única verdade possível, mesmo que paradoxalmente fale em ‘relativismo” (que é ao seu modo uma espécie de absolutismo). É claro que existem pontos em que um grupo pode estar certo e outro errado, mas estou falando do quanto aquilo é importante apesar da sua veracidade ou não.
Conheça o Podcast Mamilos falando sobre religiões no episódio Profissões de Fé
- O que você precisa saber sobre a vida? Sentido e Significado Existenciais - 10/11/2020
- O Pilar da Tolerância - 13/09/2020
- Você sabe o que é liberdade? Quid est libertas? - 27/07/2020
3 pensamentos em “Religião Cristã e Ideologias Políticas, nossa fé na religião e na política”