Quem está com a razão? Quem tem razão?

Precisamos retornar ao começo, pensar sobre o que é razão e a partir dai construir algo novo.

Razão é pra quem tem

Algumas pessoas clamam serem detentoras e até mesmo estarem cobertas dela, mas afinal, o que é a razão e como ela se manifesta?

Ela está presente em todas as pessoas dispostas a conhecê-la? Está fora de nós buscando meios de entrar ou talvez buscando meios de sair de nós para atingir também outras pessoas? É uma entidade? É um sentimento? Está a razão escondida esperando pela nossa descoberta? ou ela é quem nos guia em nossas buscas?

Não sei dizer se essas perguntas me aproximam ou afastam da razão, procurando ela ao meu redor surgem diversos caminhos. Enchem hospitais psiquiátricos com pessoas supostamente sem ela, enquanto as pessoas com razão as torturam e as drogam grande parte do dia. Presídios não são diferentes, maltratam, xingam, abusam, assediam e violentam pessoas e dizem isso ser bom para elas e para a sociedade, esse é um exemplo de racionalidade?

Leia também ARTE IMPORTANTE E INACESSÍVEL

Na história há quem disse estar no auge de sua razão e somente seguindo procedimentos de trabalho ao autorizar a passagem de um trem cheio de pessoas sequestradas indo em direção a morte em câmaras de gás. Ou enchendo barcos para obriga-las a trabalhar até a morte em outro continente. Ou invadindo territórios, saqueando saberes e seres, destruindo famílias e culturas.

Se for procurar nos livros acaba sendo ainda mais confuso, capítulos e capítulos para convencer quem lê que aquelas palavras contêm e são a mais evidente forma de razão, assim como outro livro vai dizer o mesmo, tantas pessoas tentando convencer as outras de a razão estar consigo que se colocasse todas elas na mesma sala forma-se um novo hospício. Me pergunto se em uma experiência dessas seria possível ver a razão, nem que seja de relance, sabe?

A internet também é um espaço interessante de analise, olhando comentários em noticias e redes sociais é rápido encontrar uma competição pela razão. Me questiono se a razão é monogâmica e se ela realmente se importa que aquelas pessoas estejam brigando por ela. Estaria a razão traindo cada uma dessas pessoas? Seria possível a razão estar somente com uma única pessoa daquelas?

Talvez a relação com a razão não seja pessoal então, né? A razão é formada através de uma coletividade, certo? Afinal existe razão se ela existir somente entre seus amigos e não também entre suas amigas? Se a razão é capaz de falar sobre tudo e tem tudo em si, logo não há quem não a compreenda e a compartilhe, ou não? Ela é de poucos e para poucos? Nesse caso não seria a razão um culto?


Leia também: Siga a razão
Quanto mais tento encontrar a razão mais distante ela me parece, seja olhando pra dentro ou pra fora, no agora ou na história, nas falas ou nos livros. Vou continuar buscando afinal se realmente existir, talvez eu ache e consiga responder as minhas perguntas.

Cleyton Calisto
Últimos posts por Cleyton Calisto (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um pensamento em “Quem está com a razão? Quem tem razão?”